Direitos do trabalhador offshore

Atualizado: 13 de Jun de 2019



Nota-se que, hoje, segundo projeções da ANP – Agência Nacional do Petróleo, o mercado de óleo e gás passará por um crescimento e desenvolvimento elevado que, por conseguinte, levará ao aumento da terceirização por parte da tomadora de serviço, por exemplo a Petrobrás.


Nesse contexto, a categoria offshore que exerce suas atividades diretamente para empresas terceirizadas e/ou empresas privadas que prestam seus serviços nas Plataformas de Perfuração, Produção, Prospecção, Operações Especiais e Extração de Petróleo em Alto Mar, bem como nas Atividades Fins e Meio nas Bases de Apoio e Unidades Operacionais, necessita de uma assessoria jurídica – advocacia trabalhista especializada - capaz de assegurar de forma eficaz a defesa dos direitos dos trabalhadores offshore.


A advocacia trabalhista que se propõe entende que o resultado das condenações tem maior relevância quando considera a peculiaridade do trabalho na indústria petrolífera offshore que é desenhado por condições adversas, a saber: o perigo, a complexidade, o caráter contínuo e a dimensão coletiva, sendo assim, há um alto risco para acidentes o que gera tensão em seus trabalhadores.


Em recente pesquisa realizada com nossa base de clientes levantamos 4 (quatro) situações que são recorrentes no segmento:

1) há falta de material e ferramentas em determinados períodos;

2) tarefas em desconformidade com as normas técnicas para não parar a produção;

3) chamamento para atendimentos a demandas de trabalho no horário de descanso em virtude de os profissionais trabalharem em regime de sobreaviso; e

4) A relação dos trabalhadores offshore com seus familiares, os quais ficam em terra, é marcada por desencontros e ausências em momentos sociais importantes, além da dificuldade de comunicação existente nos dias em que estão embarcados.


Cada um desses casos têm suas consequências no universo jurídico do direito do trabalho e o advogado trabalhista preparado pode auxiliá-lo a alcançar o êxito em sua causa.

Nos colocamos à disposição para analisar seu caso, guardando toda atenção devida; desde já nos comprometemos em apresentar um parecer breve e de acordo com as recentes alterações legislativas no direito do trabalho.


Havendo interesse em se aprofundar disponibilizamos um guia rápido com os principais direitos relacionados. clique aqui!


Além disso, temos um vídeo em que se analisa como tem sido os julgamentos similares nos Tribunais. Nesse caso, basta conferir neste link.

87 visualizações

(21) 2507-1873 / 98238-1325

Avenida Rio Branco, nº 151, Sala 1603, Centro,Rio de Janeiro, RJ, CEP 20040-006

©2019 by Ghazale & Barbosa Advogados Associados.