
As empresas sejam grandes ou pequenas necessitam se organizar para manter sua equipe sob um regime contratual que estabelece claramente as responsabilidades de cada um.
Ao Formalizar a documentação com seus colaboradores o empreendedor estará em um só tempo sendo diligente e atencioso já que estabeleceu regras claras e dentro dos valores de sua empresa, como também, se precaverá de condutas inadequadas à sua política de venda, por exemplo.
Por isso, é que considero ser valioso para o empreendedor fazer um contrato de trabalho com cláusulas específicas quanto a função a ser desempenhada pelo empregado, assim como, a duração da jornada de trabalho, por exemplo, 44h semanais.
Além disso, esses documentos servem, entre outras coisas, para comprovar que cada um vem cumprindo a sua parte no contrato de trabalho, evitando processos trabalhistas. Assim, para ter ciência de todo movimento, torna-se imprescindível organizar os documentos do DP!

O primeiro documento que considero relevante é o próprio contrato individual de trabalho, a seguir disponibilizo um modelo que deve ser adequado caso a caso, conforme as necessidades da empresa; o contrato deve ser associado a escrituração na Carteira de Trabalho do funcionário.
O segundo documento que pode até parecer bobo, mas não é: trata-se da Ficha Cadastral do funcionário com seus dados pessoais e uma foto 3x4, isso é útil para fazer a gestão de pessoal, manter o registro do funcionário é fundamental para agilizar questões de rotina dentro da empresa.
Outro documento que considero da maior relevância e sempre sugiro aos meus clientes que mantenham como obrigatórios para seus funcionários colaboradores é o Termo de sigilo e concorrência desleal; acredite em mim, isso pode ser muito útil como matéria de defesa de sua carteira de clientes, ou dados sensíveis de seu negócio.
A essa altura você já está se perguntando se isso tudo é de fato importante, principalmente, considerando o tamanho do seu negócio! Bem o que eu tenho a dizer é que se até para doméstica que é uma relação de trabalho com maior dinâmica de informalidade, hoje já vivemos uma relação bem mais contratual; o que dizer da relação de emprego dentro de uma empresa com separação de função e tarefas.
Com essa observação eu proponho que se formalize a documentação com a solicitação do auxílio transporte discriminando valores e especificando a finalidade para uso em razão do trabalho.
No mais, o controle de ponto de entrada, intervalo e saída do funcionário; sugiro adoção de e-mail corporativo esclarecendo o uso dentro do regulamento interno da empresa e, sobretudo, de acordo com a missão, valores e objetivos a serem perseguidos pela empresa.

Comments